O canto das sereias: as intérpretes baianas como mediadoras culturais no universo iberoamericano
Parole chiave:
intérprete, identidade, ibero-americana, músicaAbstract
A figura da intérprete na música pode ser considerada uma mediadora cultural que, através de sua voz, emite o seu canto em diferentes interações e extrapola o tempo/espaço. Seu canto ecoa! Neste sentido, pode imprimir identidades estético-musicais de caráter especifico, com fortes no acontecimento do carnaval da Bahia e que extrapola as fronteiras deste acontecimento no calendário. Esta identidade de caráter fluido e movediço serve de parâmetro para constituir esta intérprete, que pode ser remetida ao gênero do Teatro Ligeiro nos idos do final do século XIX, qual seja, o Teatro de Revista, e ao caráter híbrido que o próprio gênero musical em questão – a Axé Music – serve para imprimir características próprias num jeito de cantar que extrapola fronteiras e pode nos servir de identificações estéticas com Ibero América.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.