Igualdades e desigualdades sociais sob a ótica da filosofia
Abstract
RESUMO
Este trabalho faz uma abordagem do princípio constitucional da igualdade e também das desigualdades sociais a partir do direito, e, utilizando da literatura procura compará-las assim com o pensamento filosófico. O objetivo proposto é buscar produzir uma discussão sobre o рrіnсíріо соnѕtіtuсіоnаl dа іguаldаdе, apesar das desigualdades, a partir de sua aplicação e abrangência sob a ótica de filósofos e pensadores. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica oferecendo assim um campo fértil para a discussão acerca das implicações éticas subjacentes à interpretação do princípio da igualdade de todos perante a lei. Os resultados revelam que são inúmeras as diferenças sociais que existem na sociedade brasileira e que ainda precisam ser derrubadas. Apesar dos esforços legislativos sobre a igualdade social esta ainda está longe de garantir real igualdade entre a população no Brasil. Conclui-se que a luta é, por fim, pela igualdade determinada pela constituição, mas, que não tem garantida a sua efetividade.
Palavras-chave: Desigualdades Sociais. Literatura. Igualdade. Constituição.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.