RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA MG: uma análise a partir da interface entre os conceitos de lugar, território e relação com o saber
Abstract
Este artigo apresenta estudo que analisou relações com relações com o saber de estudantes do curso de pedagogia na modalidade EAD de uma instituição de ensino privada no município de Caratinga-MG, nas dimensões a aprendizagem nas dimensões afetiva, epistêmica, de desenvolvimento pessoal, cotidianas, profissionais, genéricas e futuras. O conceito de relação com o saber foi adotado na perspectiva da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot, e a análise envolveu os conceitos de lugar e território, na perspectiva dos estudos territoriais. Os dados foram coletados por meio de questionário socioeconômico e Balanço do Saber, proposto por Charlot (1999). Na participação no estudo teve predominância de mulheres, pardas, residentes próximas a universidades, com renda mensal familiar entre meio e um salário-mínimo e idade entre 38 e 47 anos. Flexibilidade, comodidade, economia, qualidade similar ao ensino presencial, foram as razões mais citadas para a escolha da modalidade EAD. Houve mais evocações de aprendizagens profissionais e aprendizagens intelectuais/escolares, o que pode sugerir que os estudantes relacionam a graduação EAD mais a esse tipo de aprendizagem, não percebendo o curso como uma oportunidade de aprendizagem cotidiana, relacional afetiva ou genéricas/tautológicas, pouco evocadas. As evocações das aprendizagens ocorrem predominantemente relacionadas à escola, desde a Educação Infantil até a Educação Superior. De forma menos intensa, os entrevistados evocaram aprendizados que ocorrem junto aos amigos, no bairro e em locais sem identificação. O estudo possibilitou compreender a EAD como um território no qual há muitos processos relacionais que expressam a experiência das alunas com o mundo, traduzidas potencialmente em aprendizagens.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.