AS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES COMO PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA ESTRUTURAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL
Parole chiave:
Estado, Soberano, Brasil, Religião, agrado para atender a essas demandas e o ativismo judicialAbstract
O presente trabalho não possui o condão de mapear totalmente a participação política da religião na estruturação (interna e externa) do Estado soberano, mas visa, dentro das limitações do objeto de estudo estabelecido enfatizar (como exemplo privilegiado o Brasil) a respeito do escopo político da religião no sistema político dentro do Estado. No primeiro momento construímos uma breve análise histórica luso-brasileira, utilizando diversos autores no sentido de buscar parcela da história real portuguesa em sua vinda para o Brasil. Em um segundo momento, a importância da Constituição brasileira promulgada no ano de 1967 e como ocorreu a inter-relação da religião com a política e com o povo serão o cerne da pesquisa, citando inclusive como exemplo privilegiado o grande crescimento da Assembleia de Deus e o movimento neopentecostal. Em momento posterior, o direito à vida humana e as crenças religiosas voltadas para a sua proteção serão observadas, levantando os posicionamentos políticos modernos no congresso nacional brasileiro.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.