UMA ANALISE DO PERCURSO DE FORMIGAS EM PASSEIO ALEATÓRIO
Palabras clave:
trajetória, formigas, visão computacional, caminhante aleatórioResumen
Rastrear o movimento de insetos em um grupo social, como formigas, é um desafio, porque os indivíduos não são apenas semelhantes na aparência, mas também propensos a realizar contato corporal intensivo e ajuste de movimento súbito (iniciar, parar, mudanças bruscas de direção). Nessas mudanças bruscas de movimento elas podem perder a trilha de fero hormônio e muitas tendem a se perder definitivamente da colônia. Neste trabalho apresentamos uma modelagem capaz de identificar esse tipo de comportamento para numa colônia da espécie Atta Sexdens. O modelo se baseia em métodos simples de visão computacional associados ao filtro de kalman e correlação com a teoria do random Walk, ou seja, a percepção do modelo ao estimar se indivíduos analisados apresentam uma rota a qual não está alinhada ao dos demais. O modelo se comportou bem ao determinar as trajetórias mas ainda precisa de ajustes para a análise do movimento uma vez que a taxa de falso positivos foi elevada.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.