Migrant, Human Capital Inducing Public Policy in Salvador / Bahia / Brazil
Palabras clave:
Migração;, Capital Humano;, políticas públicas;, Salvador/BaResumen
O processo de migração não é novo em nossos tempos. Basta pensar nos movimentos que as populações europeias fizeram em direção ao “Novo Mundo”, os continentes americano e australiano. No entanto, hoje podemos falar de uma verdadeira migração em massa, favorecida por uma rede de transportes mais barata do que no passado e por um acesso mais fácil aos meios de comunicação. Quais são os motivos que motivam esses fluxos migratórios? Melhor ainda: à luz deste artigo, o que justifica essas pessoas a buscarem nações estrangeiras para viver ali suas vidas? A questão aqui examinada quer evidenciar a ideia de que o migrante não é apenas um número, uma porcentagem demográfica, um invasor na "galera" de terras onde parece "escoar leite e mel". A ideia que buscamos aqui é que o migrante é, antes de tudo, capital humano, pois as políticas públicas de acolhimento dos países de destino devem ser pensadas, elaboradas e executadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.