Saúde mental e as ameaças de coronavírus: implicações no contexto prisional
Palabras clave:
Saúde Mental;, Hospital de Custódia e Tratamento;, Pandemia.Resumen
O trabalho objetiva refletir sobre as implicações na saúde mental das medidas adotadas no contexto prisional para lidar com as ameaças do coronavírus. A metodologia empregada, de natureza qualitativa, está alicerçada na revisão narrativa que se centrou em publicações científicas indexadas nas bases de dados do SCIELO, PUBMED e o repositório Elsevier's Novel Coronavirus Information (ELSEVIER, 2020). Foram encontrados achados de pesquisa que discutem o impacto do coronavírus na saúde mental. O artigo aponta a importância de ações preventivas para enfrentamento da COVID-19 no sistema prisional e evidencia que pessoas submetidas a medida de segurança deveriam ser tratadas pela saúde pública, com práticas inseridas no território. A condição de privação de liberdade de pessoas com transtorno mental no contexto da pandemia deixou os ainda mais vulneráveis, em razão de que não há mais contato com o mundo externo por meio das visitas dos familiares, as ações de saúde estão centradas na prevenção e combate ao vírus e há resistência da população em aceitar o desencarceramento e o retorno à vida social.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.