Superar o paradigma do nacionalismo metodológico em investigação sobre educação? Reflexões baseadas em investigação sobre escolas internacionais.

Autores/as

  • Anne Schippling Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Palabras clave:

Nacionalismo Metodológico., Escolas Internacionais., Espaço Educativo Transnacional., Pesquisa qualitativa reconstrutiva.

Resumen

A investigação sobre educação internacional e, especificamente, escolas internacionais proporciona novos desafios para uma pesquisa em educação que se baseia no paradigma de um nacionalismo metodológico. Ferramentas analíticas tradicionais que utilizam o Estado-nação como ponto de referência têm-se demonstrado inadequadas para analisar contextos educativos transnacionais. Como reação a isso, vamos refletir sobre o conceito de espaço transnacional de educação e sobre uma metodologia qualitativa reconstrutiva. Esta reflexão baseia-se num estudo realizado em escolas internacionais da região de Lisboa. Por fim, vamos traçar alguns desafios gerais para a investigação de fenómenos educativos transnacionais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

29-08-22

Número

Sección

Temas Livres