ROTAS DE NAVEGAÇÃO NA WEB: FRONTEIRAS DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA EM BOIPEBA-BA?

Autores/as

  • PRISCILA NASCIMENTO LADEIA DE ALMEIDA Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • CAROLINA DE ANDRADE SPINOLA Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • JOSÉ EUCLIMAR XAVIER DE MENEZES Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Palabras clave:

Internet;, Modos de vida;, Ilha de Boipeba;, Cidadania.

Resumen

As profundas e contundentes transformações que marcam as sociedades informacionais do século XXI, a partir do advento da Internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), acarretam impactos que atingem, de forma generalizada, os modos de vida, as organizações e os territórios, mantendo-se no cerne de pesquisas e discussões, devido à intensidade, à velocidade e ao espectro de alcance que encerram. Essas mudanças podem causar impactos ainda maiores em comunidades isoladas, como na Ilha de Boipeba – situada no Baixo Sul da Bahia. Trata-se de uma localidade de relativo isolamento geográfico e com predomínio do estilo de vida tradicional, cujo acesso da população à Internet é uma realidade recente. Este estudo buscou discorrer sobre os efeitos dessa tecnologia no cotidiano dos moradores da Ilha, principalmente no âmbito social. Para tanto, recorreu-se à pesquisa de levantamento de dados através da aplicação de questionários e observação. Conclui-se, a partir da La Ley Orgánica 3/2007 de 22 de marzo, para análise dos dados que houve mudanças pontuais na dinâmica local, sendo a ampliação da comunicação, para fins comerciais e sociais, a principal contribuição conferida à Rede e que, em termos de acesso e exercício de direitos, ainda há um longo caminho a ser percorrido pelos cidadãos boipebanos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • PRISCILA NASCIMENTO LADEIA DE ALMEIDA, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (UNIFACS); especialista em Jornalismo e Mídia (FACSUL); bacharel em Comunicação Social – Rádio e TV (UESC); membro do Grupo de Pesquisa em Turismo (GPTURIS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU/UNIFACS). Salvador, Bahia, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8446355746755696.

  • CAROLINA DE ANDRADE SPINOLA, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Doutora em Geografia pela Universidade de Barcelona (Espanha); coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), da Universidade Salvador (UNIFACS); coordenadora do Grupo de Pesquisa em Turismo (GPTURIS/PPDRU/UNIFACS). Salvador, Bahia, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7682554262842320.

  • JOSÉ EUCLIMAR XAVIER DE MENEZES, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Mestre e doutor em Filosofia pela Unicamp; Pós-doutor em Filosofia pela Univiservità lateranensi/Roma; docente e pesquisador dos Programas de Stricto Sensu pela Unifacs: 1. Direito, Governança e Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional e Urbano; coordenador do Programa de Pós Doutorado UNIFACS/UPT – Porto, Portugal; docente e pesquisador na Faculdade Social da Bahia, instituição na qual é editor da revista Diálogos Possíveis/CAPES-Webqualis.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194408237403794

Publicado

25-08-22

Número

Sección

Temas Livres