Um conceito teórico e sua aplicação em pesquisa de campo: perfil de jovens da Comunidade da Mangueira que frequentam o Centro Cultural Cartola – Museu do Samba.

Autores/as

  • Denise Maria De Oliveira Lima
  • Regina Glória Nunes Andrade

Palabras clave:

identificação, Identidade;laços afetivos, sentimento de pertencimento

Resumen

Este artigo trata do relato de uma pesquisa sobre o perfil dos jovens que frequentam o Centro Cultural Cartola – Museu do Samba, localizado na Favela da Mangueira, a partir de suas identificações. Tomou-se como ponto de partida o conceito de identificação, estudado e analisado em pesquisa anterior, em toda a obra de Freud. Esses jovens, de 14 anos, alunos da 9ª série, são provenientes da Escola Uruguai, vizinha do museu, por força de convênio realizado entre as duas instituições. A proposta foi pesquisar, junto a esses jovens, as suas relações afetivas mais marcantes, desde as mais precoces até as atuais - contemplando-se a trajetória de suas vidas - com as quais fizeram suas identificações, e, portanto, verificar que traços capturaram de cada pessoa com a qual se identificaram e que os constituíram em sua identidade atual. Procurou-se saber, através de método participativo, com questionários e entrevistas, a história de suas identificações que os levam a compreender, e de que modo, as questões, entre outras, de sentimento de pertencimento, autonomia cultural e cidadania.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Denise Maria De Oliveira Lima

    Doutora em Ciências Sociais (UFBA), Pós-doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ); Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ, fomento FAPER).; Brasil.

  • Regina Glória Nunes Andrade

    Professora Titular do PPG em Psicologia Social/UERJ, Vice Coordenadora de Projeto CAPES-COFECUB (2017-2020).; Brasil.

Publicado

05-07-22

Número

Sección

Temas Livres