Um conceito teórico e sua aplicação em pesquisa de campo: perfil de jovens da Comunidade da Mangueira que frequentam o Centro Cultural Cartola – Museu do Samba.
Palabras clave:
identificação, Identidade;laços afetivos, sentimento de pertencimentoResumen
Este artigo trata do relato de uma pesquisa sobre o perfil dos jovens que frequentam o Centro Cultural Cartola – Museu do Samba, localizado na Favela da Mangueira, a partir de suas identificações. Tomou-se como ponto de partida o conceito de identificação, estudado e analisado em pesquisa anterior, em toda a obra de Freud. Esses jovens, de 14 anos, alunos da 9ª série, são provenientes da Escola Uruguai, vizinha do museu, por força de convênio realizado entre as duas instituições. A proposta foi pesquisar, junto a esses jovens, as suas relações afetivas mais marcantes, desde as mais precoces até as atuais - contemplando-se a trajetória de suas vidas - com as quais fizeram suas identificações, e, portanto, verificar que traços capturaram de cada pessoa com a qual se identificaram e que os constituíram em sua identidade atual. Procurou-se saber, através de método participativo, com questionários e entrevistas, a história de suas identificações que os levam a compreender, e de que modo, as questões, entre outras, de sentimento de pertencimento, autonomia cultural e cidadania.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.