Criatividade nas realidades educativas: considerações teoréticas

Autores/as

  • Cristina Costa-Lobo
  • Ana Campina
  • José Menezes

Palabras clave:

criatividade, Educação, Psicopedagogia

Resumen

Este trabalho aborda a implementação de estratégias específicas e promotoras de um ambiente educativo conveniente ao desenvolvimento da criatividade. Discute-se o construto de criatividade e sinaliza-se a importância do constructo ser incrementado nas práticas psicoeducativas, em ambientes desafiadores e multifacetados. Assume-se que a estimulação e experienciação precoce do pensamento criativo em contexto educativo, são condições promotoras do desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas e desafios futuros. São sinalizadas práticas de promoção de harmonia entre a investigação educativa e a intervenção psicológica, no que respeita ao desenvolvimento de capacidades e atitudes que estimulem o pensamento e o potencial criativo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristina Costa-Lobo

    Docente e pesquisadora do INPP (Portucalense Institute for Human Development, Porto), Departamento de Psicologia da Universidade Portucalense, Porto/Portugal.; Portugal.

  • Ana Campina

    Docente e pesquisadora do IJP (Instituto Jurídico Portucalense, Porto), da Universidade Portucalense.; Portugal.

  • José Menezes

    Docente e pesquisador dos Programas de Stricto Sensu Direito, Governança e Políticas Públicas, bem como do de Desenvolvimento Regional e Urbano, ambos da UNIFACS. Docente e pesquisador da Faculdade Social da Bahia (FSBA). Pesquisador do Instituto Jurídico Portucalense (Universidade Portucalense (Porto).; Brasil.

Publicado

05-07-22

Número

Sección

Temas Livres