Determinismo e moralidade na psicanálise de Freud
Palabras clave:
determinismo, moralidade, Freud, WinnicottResumen
Este artigo tem por intenção mostrar alguns elementos que justificariam se falar de determinismo na obra de Freud que diretamente produzem consequências sobre sua concepção de moralidade. Iniciaremos mostrando que devido as suas filiações, relativas à sua formação científica, Freud apresenta explicações sobre o psíquico que procuram a via da determinação causal. Em seguida, mostraremos que, uma vez explicado os mecanismos de funcionamento do aparelho psíquico, a origem de nossos desejos e de nossas neuroses estão a tal ponto determinadas por nossa história filogenética que irremediavelmente configura toda nossa moralidade. Brevemente, ao final, apontamos uma mudança paradigmática dessas concepções da psicanálise tradicional freudiana a partir da perspectiva de Winnicott.
Palavras-chave: Determinismo. Moralidade. Freud. Winnicott
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.