Jovens, gênero, mídia e violência em contexto de “pacificação na cidade do Rio de Janeiro”
Palabras clave:
juventude, mídia, sociabilidade, unidades de polícias pacificadora-UPPsResumen
Este artigo detém-se sobre o tema da violência e juventude em territórios de conflito armado na cidade do Rio de Janeiro em razão da presença ou da tentativa de controle do narcotráfico. Está baseado em duas investigações qualitativas em favelas cariocas que contam com unidades de Policia Pacificadoras (UPPs). As características particulares de cada favela imprimem à violência e o modo da mesma ser retratada pela mídia, traços específicos de lidar com a população jovem, sobretudo a de sexo masculino, que é simultaneamente autora e vítima de violência. A realização do trabalho de campo e de entrevistas em profundidade permitiu descrever alterações das dinâmicas sociais introduzidas, em especial na sociabilidade juvenil, pela presença ostensiva da polícia
segundo as narrativas dos moradores de cada localidade. As pesquisas demonstraram de que modo a mídia ajudou a sustentar a implantação desta política pública através da adoção da dicotomia guerra/paz e pelo modo de apresentação dos eventos ligados à criminalidade nas áreas investigadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.