Mulheres na política sob uma perspectiva histórica e de gênero: da França à Guiné (1789-1958)
Palabras clave:
mulheres ativistas, impérios coloniais, direito ao votoResumen
A Revolução Francesa de 1789 levou ao desenvolvimento de novos sistemas políticos, baseados na democracia, que se expandiram pelo mundo. A primeira parte deste artigo explorará a presença e as ações, no começo da França moderna, de mulheres relacionadas aos movimentos da Revolução Francesa. A segunda parte vai se referir ao grau de participação política de mulheres do Império Francês, sob a constituição colonial francesa (Code de l’indigénat), focalizando a África francesa Ocidental. Será
enfocado como um estudo de caso, o que aconteceu na Guiné durante a metade do século XX, quando as mulheres desempenharam um importante e único papel político neste novo estado africano independente e socialista.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.