Ética, conhecimento e poder. Leituras políticas de questões de método
Palabras clave:
ética, conhecimento, poder, métodos, racionalidadeResumen
Este ensaio visa contribuir para a compreensão da antinomia conhecimento-poder desenvolvendo-se sobre o estudo da fundação do paradigma da “big science”, agora genericamente denominado de “sistema científico-tecnológico”, o qual contemporaneamente vem abrangendo todas as ciências. Considera-se que sua consolidação resulta dos efeitos da expansão mundial da aliança instrumental processada entre cientistas, industriais, políticos, militares e sistemas de informação, estratégia que ocorreu a partir do término da Segunda Grande Guerra. A análise contextualiza-se nos planos geopolítico e da Psicologia Social, dialogando com a epistemologia e a teoria crítica. Nesta dialética, encontram-se fatores determinantes da racionalização, a qual, vista como ideologia, seria expressão da alienação derivada do desconhecimento dos fundamentos da racionalidade científica e de seu escamoteamento a serviço do poder hegemônico. Preconiza-se, então, a reflexividade da (re)socialização como condição para a emancipação, uma ética da racionalidade.
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