A psicologia humanista no pensamento educacional brasileiro do século XX: análise do percurso intelectual de Paulo Freire.

Autores/as

  • Rodrigo Borgheti
  • Marina Massimi

Palabras clave:

Psicologia Humanista, Educação Brasileira, Paulo Freire, Erich Fromm

Resumen

Este artigo é o resultado de uma pesquisa histórica que procurou estabelecer conexões entre a história da psicologia científica do século XX e da História da educação brasileira tendo como foco de análise o percurso intelectual do educador brasileiro Paulo Freire. Este educador recebeu influências de diversas matrizes filosóficas, reconhecendo os avanços trazidos pela Psicologia Científica, identificando também seus limites em fornecer elementos para uma formulação de concepção integral do homem e da vida. Após sua experiência de exílio, Freire encontrou no percurso investigativo da psicologia humanista de Erich Fromm o mesmo anseio na busca de entender qual possibilidade o homem contemporâneo teria de viver sua liberdade no contexto histórico complexo de sua época. Paulo Freire se apropriou da psicologia humanista de Erich Fromm, para interpretar, do ponto de vista pedagógico, a inexperiência democrática do povo brasileiro do contexto histórico em questão e buscar um caminho formativo de transformação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rodrigo Borgheti

    Universidade Estadual Paulista- UNESP Colégio Marista de Ribeirão Preto; Brasil

  • Marina Massimi

    Universidade de São Paulo- USP; Brasil

Publicado

19-12-22

Número

Sección

Temas Livres