Elaboração de um instrumento de avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer
Palabras clave:
acessibilidade, deficiência física, lazerResumen
O presente trabalho teve como objetivo elaborar um instrumento de avaliação das condições de acessibilidade em ambientes sociais de lazer para a pessoa com deficiência física a partir das normas da ABNT e das recomendações da CIF. Os dados para o estudo foram coletados a partir da criação e aplicação de um instrumento de avaliação na forma de questionário. Participaram do estudo dois grupos de avaliadores assim constituídos: Grupo 1 (Juízes Especialistas), composto por cinco profissionais da área de fisioterapia e Grupo 2, (Juízes com Mobilidade Reduzida), composto por cinco pessoas com deficiência física, que faziam uso de equipamentos de auxílio para locomoção. Os locais avaliados foram cinema, teatro, praça pública, praia e igreja na cidade de Salvador. Para o estabelecimento da confiabilidade das respostas dos dois grupos de juízes (intra e inter grupos) foi utilizado o Coeficiente de Correlação Intraclasse, analisado no Software BioEstat ® versão 4.0 .Os resultados indicaram índices de concordância variáveis em relação aos espaços avaliados com escore final apresentando alto grau de concordância inter e intra grupos. Pode-se concluir que o instrumento proposto pode ser utilizado para avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.