Elaboração de um instrumento de avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer

Autores/as

  • Nildo Manoel da Silva Ribeiro
  • Luciana Krauss Rezende
  • Silvana Maria Blascovi-Assis

Palabras clave:

acessibilidade, deficiência física, lazer

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo elaborar um instrumento de avaliação das condições de acessibilidade em ambientes sociais de lazer para a pessoa com deficiência física a partir das normas da ABNT e das recomendações da CIF. Os dados para o estudo foram coletados a partir da criação e aplicação de um instrumento de avaliação na forma de questionário. Participaram do estudo dois grupos de avaliadores assim constituídos: Grupo 1 (Juízes Especialistas), composto por cinco profissionais da área de fisioterapia e Grupo 2, (Juízes com Mobilidade Reduzida), composto por cinco pessoas com deficiência física, que faziam uso de equipamentos de auxílio para locomoção. Os locais avaliados foram cinema, teatro, praça pública, praia e igreja na cidade de Salvador. Para o estabelecimento da confiabilidade das respostas dos dois grupos de juízes (intra e inter grupos) foi utilizado o Coeficiente de Correlação Intraclasse, analisado no Software BioEstat ® versão 4.0 .Os resultados indicaram índices de concordância variáveis em relação aos espaços avaliados com escore final apresentando alto grau de concordância inter e intra grupos. Pode-se concluir que o instrumento proposto pode ser utilizado para avaliação de acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Nildo Manoel da Silva Ribeiro

    Mestre e doutorando em Distúrbios do Desenvolvimento/Mackenzie, Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Social da Bahia.

  • Luciana Krauss Rezende

    Mestre em Promoção em Saúde/UNIFRAN e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento/Mackenzie, Bolsista CAPES.

  • Silvana Maria Blascovi-Assis

    Mestre e doutora/UNICAMP. Docente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento/Mackenzie. Líder do GP Fisioterapia e interdisciplinaridade: Perspectivas em qualidade de vida/CNPq.

Publicado

19-12-22

Número

Sección

Temas Livres