Contribuições e limites das teorias críticas da ideologia aplicada aos estudos do jornalismo
Palabras clave:
jornalismo, ideologia, teoria, éticaResumen
O presente artigo analisa as contribuições e limites das teorias criticas da ideologia aplicadas aos estudos em jornalismo. Reconhece a contribuição dessas teses ao considerar o pressuposto de que o conhecimento é gerado a partir de “matrizes interpretativas”, mas questiona conclusão de que isso resulte na perda do principio da verdade tanto no plano ético quanto no gnosiológico. Tal afirmação conduz essas teorias a pensar o Jornalismo meramente como uma prática ideológica de legitimação da ordem vigente. Este artigo sustenta que pressuposto estabelecido não compromete a ideia de verdade, nem no plano do conhecimento nem os compromissos éticos-políticos do jornalismo nas sociedades democráticas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.