O "estado da arte" dos estudos sobre mídia e eleições presidenciais de 1989 a 2002

Autores/as

  • Leandro Colling Colling

Palabras clave:

Comunicação e política, eleições presidenciais no Brasil

Resumen

O texto resume os resultados de minha tese de doutorado, que consiste em uma revisão bibliográfica dos estudos acadêmicos sobre as relações entre a mídia e as eleições presidenciais realizadas no Brasil após o término da ditadura militar. Integram a revisão teses, dissertações e artigos em que os pesquisadores analisam os pleitos de 1989, 1994, 1998 e 2002. Além de apresentar dados estatísticos e reunir boa parte da bibliografia da área, o artigo aponta quais são os principais eixos interpretativos adotados pelos estudiosos brasileiros ao refletirem sobre as mudanças provocadas pela mídia nas formas de se fazer política nos momentos eleitorais, a dimensão dos impactos da mídia sobre os eleitorese o cenário onde ocorre a disputa. 

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Biografía del autor/a

  • Leandro Colling Colling

    Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela FACOM/UFBA, pesquisador associado ao CULT e professor do curso de Jornalismo da UFRB. E-mail: colling@oi.com.br

Publicado

19-12-22

Número

Sección

Temas Livres