O TERRITÓRIO COMO FUNDAMENTO DO TRABALHO SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DO TERRITÓRIO

Autores/as

  • Jhon Lenon
  • Maria Helena

Palabras clave:

assistência Social, Território, Trabalho Social

Resumen

Este artigo busca discutir sobre o território como fundamento do trabalho social na Política de Assistência Social, que perpassa o cenário social, político e econômico, possibilitando profundas reflexões para (re)pensar o território inserido no modo de produção capitalista. Foi produzido à luz de alguns autores a partir de uma pesquisa bibliográfica do curso de Mestrado em Serviço Social, na disciplina de Estado e direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, da Universidade Federal do Tocantins, que oportunizou a discussão, acerca desta categoria, contribuindo no debate apoiado na teoria social crítica. Os resultados apontam para a necessidade de (re)pensarmos a categoria território, a partir da totalidade social, compreendendo suas múltiplas expressões do movimento histórico, bem como o território (como espaço) impacta no trabalho social da Política de Assistência Social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jhon Lenon

    Assistente Social formado pela Universidade Paulista (2020). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa (2021). Mestrando em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (PPGSSocial-UFT). Linha de pesquisa: Serviço Social e Políticas Sociais. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com projeto de Pesquisa voltado para a Política de Assistência Social. Assistente Social com experiência na área de Serviço Social com ênfase na Política Pública de Assistência Social e Saúde. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Estado, Política Social e Serviço Social (GEPOSS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSSocial) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Desenvolve pesquisas no âmbito da Política de Assistência Social, bem como sobre do processo de trabalho dos assistentes sociais que atuam na Proteção Social Básica (PSB).

  • Maria Helena

    Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Doutorado também pela PUC-SP(2011).Pós doutorado pelo PPG de Politica Social da Universidade de Brasilia (2020).Experiência profissional na coordenação de programas, projetos e pesquisas sociais. Com enfase na implementação, execução e avaliação de políticas publicas, na área da politica de assistência social, politica de saúde e demais politicas sociais públicas. Pesquisadora e Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Publicado

04-12-23

Número

Sección

Temas Livres