FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA: DO LUCRO AO BEM-ESTAR SOCIAL

Autores/as

  • Giseli Cristina
  • José Edmilson

Palabras clave:

Função Social da Empresa, Lucro, Bem-estar Social

Resumen

O objetivo deste artigo é expor as questões ligadas à função social da empresa, e como é possível a sua realização em nossa sociedade. Pretende-se entender as formas pelas quais a empresa consegue garantir a obtenção de lucro mas ao mesmo tempo não desrespeitar normas, regras e princípios que envolvem o bem-estar social e à dignidade da pessoa humana. Será realizado um estudo breve acerca dos princípios norteadores da função social da empresa, e como eles agem no pesar da balança: lucro x sociedade. Ainda, necessário será passar pelos possíveis conceitos jurídicos de função social da empresa, bem como de sua natureza jurídica.
Afim de alcançar tais objetivos, será utilizado recurso bibliográfico, bem como doutrinário e jurisprudencial acerca do tema proposto. Há expectativa de obter resultados concretos acerca da possibilidade de uma empresa realmente zelar pela função social da empresa sem desprezar o bem-estar social.

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Biografía del autor/a

  • Giseli Cristina

    Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, Pós-graduada em Direito contemporâneo pela Escola da Magistratura do Paraná – EMAP, Pós-graduada em Direito – atualização jurídica pela Fundação Escola do Ministério Público – FEMPAR e Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA.

  • José Edmilson

    Pesquisador e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

04-12-23

Número

Sección

Temas Livres