PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Mirele Moran
  • Renato Duro

Palabras clave:

educação, construção, cultura

Resumen

Ao contrário do que ocorre, a escola deveria ser um local de troca de ideias e
fortalecimento dos direitos humanos, onde todos os tipos de sujeitos, independente de suas
características, deveriam poder falar, refletir, interagir e enriquecer o seu desenvolvimento
como ser humano e cidadão.
A teoria quer tem influenciado estudiosos do campo da educação a pensar estratégias
pedagógicas que não reproduzam a cultura heterossexista, ou seja, que não diminuam ou
excluam comportamentos e identidades que não sejam heterossexuais.
Deste modo, tendo em vista as inúmeras diferenças e a forma como a sociedade atual
lida com elas, como desconstruir o modelo educacional segregador que vivenciamos e
restabelecê-lo com base nas diferenças?
O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica com base em autores que
estudam teoria queer e educação, se propõe a refletir sobre estas questões e busca encontrar um
caminho possível para amenizar o modelo educacional que hoje desune a sociedade e
vislumbrando uma via unificadora que fortaleça a democracia e proteja os direitos humanos de
forma irrestrita.

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Biografía del autor/a

  • Mirele Moran

    Técnica-Administrativa em Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Direito (2013) e graduação em
    Geografia Licenciatura (2009), ambas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui Especialização em Direito Constitucional
    pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG/2021). Atualmente é mestranda do curso de Direito e Justiça Social.

  • Renato Duro

    Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Faculdade de Direito, Docente Permanente do Programa de Pós-
    Graduação em Direito - Mestrado em Direito e Justiça Social (FURG) e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação
    Ambiental (PPGEA FURG). Doutor em Educação (UFPel) com período na Universidade de Lisboa, Portugal, realizado como Bolsista do
    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Membro do Banco de Avaliadores do INEP/MEC.

Publicado

04-12-23

Número

Sección

Temas Livres