CURRÍCULO E PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Inclusão;, Currículo;, Educação Infantil.Abstract
O presente artigo tem como objetivo refletir as ideias sobre as práticas inclusivas na escola, fazendo referência à importância das adaptações curriculares para que cada sujeito seja participante dos seus processos de aprendizagem. Compreendendo o currículo na forma em que a escola pensa suas práticas, determinando suas ações de forma clara a partir dos instrumentos a serem utilizados em seu favor. Evidenciando algumas práticas e trazer referência à reflexão a partir do que já foi escrito tornam-se o cerne do estudo. O currículo como ferramenta é indispensável e precisa estar em constante mudança para que possa assegurar o desenvolvimento integral na educação infantil. A pluralidade dos alunos e das suas relações que se estabelecem no contexto escolar evidencia a dificuldade da organização de um currículo coerente à diversidade. Portanto, o currículo torna-se a base para a estruturação de situações de inclusão e exclusão que tem início na sala de aula. O papel do professor é claramente o inovador e condutor dessas mudanças, avaliando as especificidades de cada criança e suas demandas de aprendizagem e desenvolvimento, para desta forma traçar os caminhos para o ensino.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.