Responsabilidade das empresas perante as normas de Direitos Humanos: desafios e perspectivas
Keywords:
Direitos Humanos;, Empresas;, Responsabilidade;, Princípios;, Normas.Abstract
O presente artigo aborda os aspectos da responsabilidade das empresas em casos de violação de normas internacionais de direitos humanos, bem como da necessidade de criação de um normativo específico e vinculativo que obtenham maior eficácia na proteção, respeito e cumprimento dessas normas, reduzindo a impunidade às infrações. A globalização mundial gerada pelo capitalismo tem uma forte tendência a diminuir a importância de direitos humanos, permitindo a ocorrência de acontecimentos catastróficos em prol de interesses econômicos e políticos. Por tais motivos, há vários anos a Organização das Nações Unidas tem elaborado princípios balizadores para adesão às empresas, a fim de reduzir irregularidades e fomentar a prática do respeito e proteção às normas de direitos humanos. Certamente é uma modificação cultural a ser obtida a longo prazo, mas que se torna extremamente necessária diante do contexto contemporâneo de globalização, a fim de proteger direitos e responsabilizar infratores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise documental dos instrumentos normativos existentes na ONU, visando a informação dos princípios atualmente existentes e reafirmando a necessidade de continuidade de estudos, a fim de que a responsabilização das empresas perante as normas de direitos humanos deixe de ser uma perspectiva e se torne uma realidade mundial.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.