Etnografia Urbana, um campo de conhecimento interdisciplinar?
Keywords:
Etnografia Urbana., Interdisciplinaridade., História da Ciência., Portugal., Ciências Sociais e Humanas.Abstract
A Etnografia Urbana é um método e uma abordagem científica, utilizada por cientistas sociais e humanos das mais diversas áreas. Desde logo os antropólogos praticam-na, e tendem a mantê-la como uma competência específica (Ingold 2013), mas é também praticada por outros investigadores muitas vezes formados por antropólogos. Neste artigo apresento o caso da Etnografia Urbana portuguesa. Por um lado, a História desta metodologia em Portugal é internacional, uma vez que cresceu através de relações estreitas entre Portugal, Espanha e o Brasil, e de forma mais esparsa, com os Estados Unidos e com França. É também interdisciplinar – ligada sobretudo à Antropologia, à Sociologia e à História, mas também à Geografia, à Arquitetura e à Ciência Política. Mas por outro lado, a Etnografia Urbana não é um campo metodológico muito seguro de si mesmo. Até que ponto a Etnografia Urbana é interdisciplinar? E quanto aos seus praticantes? Quem são eles e o que os liga? Este artigo espera responder a estas questões, seguindo os resultados recentes de uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas e análise de curricula profissionais sobre a Etnografia Urbana em Portugal.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.