INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.

Authors

  • CRISTINA COSTA-LOBO Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • ALEXANDRA RIBEIRO Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • TANIA STOLTZ Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • DANIELA COIMBRA Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Abstract

Os indivíduos talentosos são capazes de executar atividades superiores ao que era expectável para a sua idade, sendo o desenvolvimento realizado através de três fatores que poderão acelerar e/ou dificultar o processo: os intrapessoais, os ambientais e os fatores de sorte ou oportunidade. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas na última década, com o objetivo de sistematizar os contributos da psicologia para o estudo do talento, refletindo criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica na promoção do talento. Revela-se, em detalhe, o processo implementado. Procedeu-se, na fase introdutória do estudo, ao cumprimento de oito etapas, nomeadamente: definição da questão de investigação, definição dos objetivos, identificação das fontes primárias, construção das strings de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e de exclusão, definição das categorias de qualificação, definição do método e seleção das ferramentas, e elaboração do cronograma. A leitura dos estudos primários foi submetida a três filtros de leitura. A revisão sistemática da literatura serviu para ampliar as possibilidades interpretativas dos resultados, reconstruindo leituras de uma década da literatura, e assegurando a validade descritiva, a validade interpretativa, a validade teórica e a validade pragmática. Expõem-se e discutem-se os produtos desta revisão sistemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • CRISTINA COSTA-LOBO, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Cátedra de Juventude, Educação e Sociedade da UNESCO, Universidade Portucalense Infante D Henrique, Brain and Behavior Institute e Universidade Federal do Paraná ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4459-8676 Correio eletrónico: ccostalobo@upt.pt

  • ALEXANDRA RIBEIRO, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Universidade Portucalense Infante D Henrique.

  • TANIA STOLTZ, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Universidade Federal do Paraná.

  • DANIELA COIMBRA, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Instituto Politécnico do Porto.

  • ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Brain and Behavior Institute, Universidade Fernando Pessoa e Instituto de Estudos Superiores de Fafe ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7627-6386

Published

23-08-22

Issue

Section

Temas Livres