Análise dos indicadores educacionais oficiais (Provas Brasil e SARESP) mediante a construção dos indicadores urbanísticos de escolas representativas das dinâmicas de urbanização de Jacareí/sp

Authors

  • José Oswaldo Soares de Oliveira
  • Vera Maria Almeida Rodrigues da Costa
  • Maria José Alacrino

Keywords:

organização sociourbana, segregação social, indicadores educacionais, indicadores urbanísticos

Abstract

O presente trabalho buscou responder qual o impacto que a organização sociourbana gera sobre o desempenho educacional dos estudantes. Este tema justifica-se pela importância que as cidades e as condições materiais da vida urbana podem ter na qualidade dos indicadores educacionais.

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Author Biographies

  • José Oswaldo Soares de Oliveira

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (1985), Aperfeiçoamento em Patrimônio Cultural, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). É professor concursado da Universidade de Taubaté; Pequisador da Universidade do Vale do Paraíba. Atua como pesquisador associado do Laboratório de Psicologia Sócio Ambiental e Intervenção, LAPSI-IP-USP, e do Grupo de Estudos de Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados, IEA-USP.

  • Vera Maria Almeida Rodrigues da Costa

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991- O Esvaziamento do coro na tragédia grega e o silêncio nas obras de Harold Pinter) e doutorado em Comunicação e Semiótica (A Pinteresca Tragicidade Contemporânea) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996).

  • Maria José Alacrino

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (2009). Mestranda em Planejamento Urbano e Regional (UNIVAP).

Published

19-12-22

Issue

Section

Temas Livres