Avaliação ergonômica e exercícios laborais aplicados aos funcionários da higienização da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA Torres
Keywords:
ergonomia, lesões por esforços repetitivos, higienizaçãoAbstract
As doenças ocupacionais têm causado grandes preocupações a muitos empresários, visto que vários trabalhadores são afastados do serviço devido a lesões por esforços repetitivos (LER) e doenças osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). O objetivo deste trabalho é identificar e intervir na rotina de trabalho dos funcionários do setor de higienização da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA Torres, observando os movimentos repetitivos e vícios posturais que dão origem as doenças ocupacionais. A metodologia utilizada foi o0 estudo transversal realizado entre julho e outubro de 2009 na ULBRA Torres. Todos os funcionários do setor responderam a um questionário de pesquisa, foram submetidos a avaliação postural avaliação do posto de trabalho e participaram de um programa de ginástica laboral por 45 dias, três vezes por semana durante 45 minutos. Ao término da intervenção os participantes responderam a um questionário de avaliação. Foi utilizada estatística descritiva, não paramétrica, Correlação Spearman – p e teste de Wilcoxon (z), com nível de significância P ≤ 0,05. Foram incluídos nove funcionários, com idade média de 36,67 ± 8,3 anos, havendo predomínio do sexo feminino (88,9%). Ao serem avaliados, todos os participantes relataram dor como queixa principal, além de cansaço e dormência. Após a intervenção, 88,9% dos participantes afirmaram não sentir mais dor, relataram melhora na disposição, na relação interpessoal, satisfação com sua função e com a empresa. Os resultados do estudo sugerem que a intervenção ergonômica e a ginástica laboral reduziram consideravelmente a queixa de dor dos funcionários, melhorando as relações interpessoais , a satisfação com sua função e a empresa.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.