DISLEXIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: DIREITO À EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Priscila Luciene Santos de Lima
  • Eloiza Sacramento
  • Alcelyr Valle da Costa Neto

Palavras-chave:

dislexia, ensino superior, educação inclusiva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca dos desafios que os disléxicos precisam enfrentar para concluir o ensino superior e como essa condição pode impactar suas atividades profissionais. A justificativa para essa pesquisa foi pautada nos direitos fundamentais e sociais previstos na Constituição Federal de 1988, de onde deriva um arcabouço legal que trata da educação inclusiva, fomentada, principalmente, pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Nessa perspectiva, o texto convidou o leitor a refletir sobre as seguintes questões: a) em que medida os dispositivos legais que vigoram atualmente colaboram para alavancar a inclusão dos portadores de dislexia no ensino superior? b) como as instituições de ensino poderiam cooperar com os portadores de dislexia para estimular o aprendizado e com mais eficiência, utilizando as novas tecnologias? Para nortear e fundamentar esse trabalho, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, que envolveu autores, como: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Viviane Mosé, entre outros, que se dispuseram ao estudo do problema para contribuir com narrativas essenciais à resolução das questões levantadas. Nas considerações finais foram apresentadas opiniões e sugestões sobre a problemática da pesquisa. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Luciene Santos de Lima

    Pós-Doutoranda em Novas Tecnologias e Direito pela Università Mediterranea di Reggio Calabria – Itália. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Especialista em Direito Material do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Professora na graduação e Pós-Graduação, Gestora educacional e Advogada.

  • Eloiza Sacramento

    Mestra em Direito pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA; Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UC/Portugal; Filósofa; Professora; Educadora e Advogada. Especialista em Docência no Ensino Superior.

  • Alcelyr Valle da Costa Neto

    Doutorando em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) - UNINTER. Mestre em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) - UNINTER. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Professor na graduação em Curso de Direito. Advogado

Downloads

Publicado

14-10-22

Edição

Seção

Editorial