Superar o paradigma do nacionalismo metodológico em investigação sobre educação? Reflexões baseadas em investigação sobre escolas internacionais.
Palavras-chave:
Nacionalismo Metodológico., Escolas Internacionais., Espaço Educativo Transnacional., Pesquisa qualitativa reconstrutiva.Resumo
A investigação sobre educação internacional e, especificamente, escolas internacionais proporciona novos desafios para uma pesquisa em educação que se baseia no paradigma de um nacionalismo metodológico. Ferramentas analíticas tradicionais que utilizam o Estado-nação como ponto de referência têm-se demonstrado inadequadas para analisar contextos educativos transnacionais. Como reação a isso, vamos refletir sobre o conceito de espaço transnacional de educação e sobre uma metodologia qualitativa reconstrutiva. Esta reflexão baseia-se num estudo realizado em escolas internacionais da região de Lisboa. Por fim, vamos traçar alguns desafios gerais para a investigação de fenómenos educativos transnacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.