ROTAS DE NAVEGAÇÃO NA WEB: FRONTEIRAS DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA EM BOIPEBA-BA?
Palavras-chave:
Internet;, Modos de vida;, Ilha de Boipeba;, Cidadania.Resumo
As profundas e contundentes transformações que marcam as sociedades informacionais do século XXI, a partir do advento da Internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), acarretam impactos que atingem, de forma generalizada, os modos de vida, as organizações e os territórios, mantendo-se no cerne de pesquisas e discussões, devido à intensidade, à velocidade e ao espectro de alcance que encerram. Essas mudanças podem causar impactos ainda maiores em comunidades isoladas, como na Ilha de Boipeba – situada no Baixo Sul da Bahia. Trata-se de uma localidade de relativo isolamento geográfico e com predomínio do estilo de vida tradicional, cujo acesso da população à Internet é uma realidade recente. Este estudo buscou discorrer sobre os efeitos dessa tecnologia no cotidiano dos moradores da Ilha, principalmente no âmbito social. Para tanto, recorreu-se à pesquisa de levantamento de dados através da aplicação de questionários e observação. Conclui-se, a partir da La Ley Orgánica 3/2007 de 22 de marzo, para análise dos dados que houve mudanças pontuais na dinâmica local, sendo a ampliação da comunicação, para fins comerciais e sociais, a principal contribuição conferida à Rede e que, em termos de acesso e exercício de direitos, ainda há um longo caminho a ser percorrido pelos cidadãos boipebanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.