INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA.
Resumo
Os indivíduos talentosos são capazes de executar atividades superiores ao que era expectável para a sua idade, sendo o desenvolvimento realizado através de três fatores que poderão acelerar e/ou dificultar o processo: os intrapessoais, os ambientais e os fatores de sorte ou oportunidade. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas na última década, com o objetivo de sistematizar os contributos da psicologia para o estudo do talento, refletindo criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica na promoção do talento. Revela-se, em detalhe, o processo implementado. Procedeu-se, na fase introdutória do estudo, ao cumprimento de oito etapas, nomeadamente: definição da questão de investigação, definição dos objetivos, identificação das fontes primárias, construção das strings de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e de exclusão, definição das categorias de qualificação, definição do método e seleção das ferramentas, e elaboração do cronograma. A leitura dos estudos primários foi submetida a três filtros de leitura. A revisão sistemática da literatura serviu para ampliar as possibilidades interpretativas dos resultados, reconstruindo leituras de uma década da literatura, e assegurando a validade descritiva, a validade interpretativa, a validade teórica e a validade pragmática. Expõem-se e discutem-se os produtos desta revisão sistemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.