Síndrome de Burnout: fatores que interferem na atuação da enfermagem
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Saúde do Trabalhador, EnfermagemResumo
A Síndrome de Burnout é uma resposta ao estresse laboral crônico, considerada uma das principais patologias de origem psicossocial que acometem os trabalhadores, tendo uma importante influência na taxa de absenteísmo e de abandono, principalmente no campo da enfermagem. Diante desse conceito o presente estudo objetivou identificar na produção cientifica nacional, artigos sobre a Síndrome de Burnout entre os enfermeiros, identificar quais os fatores que levam o enfermeiro a desenvolver a Síndrome de Burnout e identificar como os enfermeiros podem ser tratados, quando acometidos com a síndrome. Foram utilizados vinte (20) publicações entre os anos 2006 a 2014. O levantamento bibliográfico constituiu de artigos publicados através das Bases de Dados eletrônicas: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF), sendo outra via de informação o Manual do Ministério da Saúde. Sabe-se que os profissionais da enfermagem se sentem pressionados a ter duplo ou triplo vínculo empregatício, devido aos salários baixos, levando os enfermeiros a assumirem mais de um emprego para aumentar a renda familiar, o que implica em extensas jornadas de trabalho e qualidade de vida inadequada. Conclui-se que a Síndrome de Burnout entre os enfermeiros é comum e pode ser prevenida em ordens individual, grupal e organizacional, assim evitando o adoecimento dos enfermeiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.