Do hospício ao centro de atenção psicossocial em Alagoinhas/Bahia: um estudo das representações sociais e familiares

Autores

  • Moacir Lira de Oliveira
  • José E. X. Menezes

Palavras-chave:

família, cuidado, reforma psiquiátrica, representaçõessociais.

Resumo

A presente pesquisa faz uma análise das representações da reorientação do modelo assistencial no âmbito de um Centro de Atenção Psicossocial, sob a ótica dos familiares. O problema é pautado da seguinte forma: Como familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, egressos de internação psiquiátrica, representam a reorientação do modelo assistencial de tratamento em saúde mental? O trabalho tem como referência a Teoria das Representações Sociais entendida como um quadro conceitual que permite compreender as ferramentas que instrumentalizam a comunicação a partir dos saberes e crenças do imaginário social, possibilitando uma análise sobre o processo de construção dos significados dos modelos asilar e psicossocial apresentados pelas famílias. Assim, o presente estudo objetiva compreender as representações sociais dos familiares de pacientes egressos de internações psiquiátricas, que frequentam o CAPS, sobre o processo de reorientação do modelo assistencial em saúde mental no município de Alagoinhas-Bahia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, a partir de uma combinação de estratégias metodológicas, utilizando pesquisa documental por meio da consulta aos arquivos de prontuários de usuários desse CAPS III, com histórico de internações no antigo Anexo Psiquiátrico naquele mesmo município, bem como entrevista não estruturada com sete familiares que acompanham esses usuários desde a época das internações, no sentido de compreender os significados que eles atribuem ao processo de reorientação do modelo assistencial. Os resultados apontam que os participantes reconhecem o modelo psicossocial como facilitador do acesso das famílias dos pacientes, além de ser promotor de cidadania e garantir o direito por um cuidado integral e humanizado, contrapondo-se ao modelo asilar/manicomial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Moacir Lira de Oliveira

    Possui Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe . Doutor e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador(UCSal). Especialista em Psicoterapia Transpessoal pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Atualmente é Coordenador do Curso de Psicologia, da Especialização em Saúde Mental e professor da Faculdade Santíssimo Sacramento. É também Coordenador Técnico do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS III Tom Brasil em Alagoinhas-Ba . Coordena o Serviço de Psicologia do Hospital Especializado Octávio Mangabeira em Salvador-Ba.; Brasil.

  • José E. X. Menezes

    Graduado em Teologia e Filosofia. Mestre e Doutor em Filosofia Contemporânea/UNICAMP. Pós Doutor em Filosofia Contemporânea/Pontifícia Università Lateranensi/Roma. Atuou como docente e pesquisador nas seguintes instituições: PUC.SP, Faculdade Ruy Barbosa, Faculdade Santíssimo Sacramento e no Programa de Stricto Sensu em Família na Sociedade Contemporânea/UCSal. Foi Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da mesma instituição. Atualmente atua na Faculdade Social da Bahia como docente e pesquisador e no Programa de Stricto Sensu em Direito, Governança e Políticas Públicas da UNIFACS. Tem experiência nas áreas da Filosofia, da Psicologia e do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, políticas públicas, subjetividade, sociabilidade, sujeição, epistemologia, saúde mental. É editor da Revista Webqualis/CAPES Diálogos Possíveis.; Brasil.

Downloads

Publicado

05-07-22

Edição

Seção

Temas Livres