O "estado da arte" dos estudos sobre mídia e eleições presidenciais de 1989 a 2002
Palavras-chave:
Comunicação e política, eleições presidenciais no BrasilResumo
O texto resume os resultados de minha tese de doutorado, que consiste em uma revisão bibliográfica dos estudos acadêmicos sobre as relações entre a mídia e as eleições presidenciais realizadas no Brasil após o término da ditadura militar. Integram a revisão teses, dissertações e artigos em que os pesquisadores analisam os pleitos de 1989, 1994, 1998 e 2002. Além de apresentar dados estatísticos e reunir boa parte da bibliografia da área, o artigo aponta quais são os principais eixos interpretativos adotados pelos estudiosos brasileiros ao refletirem sobre as mudanças provocadas pela mídia nas formas de se fazer política nos momentos eleitorais, a dimensão dos impactos da mídia sobre os eleitorese o cenário onde ocorre a disputa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.