CORRELAÇÃO ENTRE ESTADO COGNITIVO E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS COM NEOPLASIA CEREBRAL
Palavras-chave:
neoplasia cerebral, tumor cerebral, cognição, independência funcionalResumo
Os déficits cognitivos em pacientes com neoplasias cerebrais tendem a ser globais e os estudos vem mostrando cada vez mais que a presença de distúrbios na cognição é um importante preditor de recuperação, afetando, diretamente, o processo de reabilitação e recuperação do paciente. Objetivo: correlacionar e comparar o estado cognitivo com a independência nas atividades de vida diária e a capacidade funcional Material e métodos: Trata-se de estudo observacional, transversal com amostragem acessível e abordagem consecutiva com uma amostra foi composta por 25 indivíduos com NC. Resultados: Houve uma correlação positiva no qual pacientes com déficit cognitivo e piora funcional. Discussão: Este estudo resultou que pacientes com NC que tinham déficit cognitivo obtiveram algum nível de dependência e incapacidade funcional, no que concerne a literatura sobre esses resultados, são que os comprometimentos da função cognitiva nos quais podemos destacar a linguagem, memória, percepção visuoespacial, atenção e função executiva ocorrem em quase todos os pacientes com tumores cerebrais e eventualmente compromete sua independência funcional. Conclusão: Conclui-se a partir dos resultados deste estudo que o déficit cognitivo está correlacionado com maior dependência e incapacidade funcional em indivíduos com NC. Contudo não pode trazer uma relação de causa e efeito sobre ambos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.