AS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES COMO PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA ESTRUTURAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL
Palavras-chave:
Estado, Soberano, Brasil, Religião, agrado para atender a essas demandas e o ativismo judicialResumo
O presente trabalho não possui o condão de mapear totalmente a participação política da religião na estruturação (interna e externa) do Estado soberano, mas visa, dentro das limitações do objeto de estudo estabelecido enfatizar (como exemplo privilegiado o Brasil) a respeito do escopo político da religião no sistema político dentro do Estado. No primeiro momento construímos uma breve análise histórica luso-brasileira, utilizando diversos autores no sentido de buscar parcela da história real portuguesa em sua vinda para o Brasil. Em um segundo momento, a importância da Constituição brasileira promulgada no ano de 1967 e como ocorreu a inter-relação da religião com a política e com o povo serão o cerne da pesquisa, citando inclusive como exemplo privilegiado o grande crescimento da Assembleia de Deus e o movimento neopentecostal. Em momento posterior, o direito à vida humana e as crenças religiosas voltadas para a sua proteção serão observadas, levantando os posicionamentos políticos modernos no congresso nacional brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.