PEDAGOGIA QUEER NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
Palavras-chave:
educação, construção, culturaResumo
Ao contrário do que ocorre, a escola deveria ser um local de troca de ideias e
fortalecimento dos direitos humanos, onde todos os tipos de sujeitos, independente de suas
características, deveriam poder falar, refletir, interagir e enriquecer o seu desenvolvimento
como ser humano e cidadão.
A teoria quer tem influenciado estudiosos do campo da educação a pensar estratégias
pedagógicas que não reproduzam a cultura heterossexista, ou seja, que não diminuam ou
excluam comportamentos e identidades que não sejam heterossexuais.
Deste modo, tendo em vista as inúmeras diferenças e a forma como a sociedade atual
lida com elas, como desconstruir o modelo educacional segregador que vivenciamos e
restabelecê-lo com base nas diferenças?
O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica com base em autores que
estudam teoria queer e educação, se propõe a refletir sobre estas questões e busca encontrar um
caminho possível para amenizar o modelo educacional que hoje desune a sociedade e
vislumbrando uma via unificadora que fortaleça a democracia e proteja os direitos humanos de
forma irrestrita.
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