A ANGÚSTIA EM UMA PERSPECTIVA DE AUTORES FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAIS
Palavras-chave:
Angústia, Existencial, FenomenologicaResumo
O presente artigo tem como objetivo entender a angústia na perspectiva de alguns autores fenomenológico-existenciais. É significativo observar o modo pelo qual esses autores compreendiam a angústia, pois eles nos levam a refletir que é na presença, que a angústia mostra o ser para o poder-ser, logo, o ser-livre para escolher e acolher, levando o homem a ter que fazer escolhas e arcar com as responsabilidades da mesma, podendo o levar a um estado de decaída, observar o modo pelo qual Heidegger apresenta o chamado dasein, que seria o ser-no-mundo que é existente já se projetando em perspectivas de ser. A presença dita como ser-no-mundo deposita assim, à responsabilidade atribuída a esse ser. Contudo, as tentativas de silenciar a angústia serão em vão, a angústia é um pedaço da construção do existencial do ser, não há como fugir dela.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.