OS PRIMEIROS SOCORROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ÊNFASE NA LEI LUCAS
Palavras-chave:
Lei Lucas, Primeiros Socorros, Ovace, Profissionais da Educação, Capacitação.Resumo
A lei n° 13.722 conhecida como “Lei Lucas” foi sancionada no dia 04/10/2018 e em seu artigo 1° determina que: “Os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública e privada, por meio dos respectivos sistemas de ensino de educação básica e de recreação infantil deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros”. Assim, o objetivo deste estudo é verificar o conhecimento dos professores que atuam na educação básica, sobre primeiros socorros com ênfase na Lei Lucas. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo, por meio da aplicação de formulário eletrônico e autoaplicável, construído na ferramenta Google Formulários. Foram incluídos no estudo apenas professores que estão em pleno exercício profissional. Dos 65 entrevistados, 92,1% eram do sexo feminino, 54% entre 39 e 59 anos, e 54,4% atuam no nível infantil. Apenas 30,2% diziam sentir-se aptos a prestar socorro para uma situação de risco a criança, assim 92% acham que deveria ser obrigatório um profissional da enfermagem atuante dentro do ambiente escolar para situações de acidentes em crianças. Conclui-se que a maioria dos professores, sentem-se inaptos para prestar socorro mesmo com capacitação e opinaram sobre a importância da obrigatoriedade de um profissional da enfermagem ativo no ambiente escolar. Destaca-se a necessidade da lei Lucas no ambiente escolar devido a vulnerabilidade dos estudantes e a importância da capacitação em primeiros socorros. Conforme análise dos dados, sugere-se uma revisão da lei para abranger dentro do ambiente escolar um profissional qualificado para fornecer atendimento adequado ao cuidado das crianças
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