DESAFIOS DA INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Eficiência, Gestão Pública, Desburocratização, InovaçãoResumo
A trajetória do processo de inovação no serviço público não foi uma tarefa fácil, de modo que é importante compreender os principais obstáculos enfrentados e as possíveis alternativas para a sua promoção em prol da sociedade brasileira. O presente estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica e informações colhidas por meios eletrônicos a partir da internet para dar substrato ao que conhecemos hoje como desburocratização. Através da análise teórica e histórica, verifica-se que o modelo de administração pública gerencial, implementado no Brasil em 1995, desencadeou significativos avanços para a construção de um cenário promissor à criatividade e inovação. Entretanto, existem fatores que influenciam na gestão pública e os desafios encontrados para proceder às mudanças que se fazem necessárias em culturas organizacionais há muito sedimentadas. Serão apresentadas as ações adotadas pelo governo e sugestões para o desenvolvimento de políticas voltadas à motivação e qualificação da mão de obra estatal e investimento em ferramentas gerenciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura.
A Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia Futura não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.