PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

Autores

  • Melanie Bordignon da Cruz Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • Luana Priscila Wunsch Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • Alcelyr Valle Da Costa Neto Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Palavras-chave:

Formação docente;, Práticas Pedagógicas;, Formação e Legislação.

Resumo

A partir de uma pesquisa qualitativa de revisões literária e documental, este artigo apresenta um panorama da formação docente no Brasil, desde o início do século XX até os dias de hoje. Neste sentido, tem como objetivo apresentar, a partir de revisões sistemáticas de literatura e documental, como está o panorama da profissionalidade docente em nosso país. Destacam-se as mudanças na educação que ocorreram, conforme as necessidades de cada momento histórico, assim como as mudanças na Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e as metas referentes à formação docente do Plano Nacional de Educação (PNE). Discute-se, ainda, o papel formador de professores, professores atuantes e professores novatos que precisam ser colocados diante de problemas reais. Apresentam-se alguns conceitos de Formação Inicial e Continuada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-08-22

Edição

Seção

Temas Livres