Covid-19 Pandemic and Social and racial Inequalities: The Effects of Necropolitics in The Brazilian State
Palavras-chave:
Desigualdades sócio-raciais;, Necropolítica;, Pandemia do coronavírus;, Políticas de Assistência;, Racismo Estrutural.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as consequências das desigualdades sócio-raciais na estruturação do Estado brasileiro e os efeitos necropolíticos da pandemia do coronavírus. Verifica-se que a incidência do racismo estrutural, devido ao processo histórico dos elementos de eliminação e exclusão dos negros, revela a crise do Estado Democrático de Direito para garantir benefícios sociais para toda a comunidade. Nesse sentido, dentro da realidade pandêmica, os efeitos necropolíticos dessa desigualdade sócio-racial acabam determinando a direção desigual das políticas de saúde e deixando a população vulnerável à margem social, numa opção de Sofia pela necropolítica. Para delinear a presente proposta teórica, o estudo fará uma análise documental dos dados oficiais das desigualdades sociais e raciais no país, bem como das taxas de disseminação do coronavírus no cenário brasileiro, a fim de retratar os impactos das barreiras necropolíticas da ausência de políticas de assistência na pandemia de Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.