Da Cela à Sala de aula: Ressocialização e Inclusão Social dos Apenados partir do Direito À Educação em Direitos Humanos no Conjunto Penal de Itabuna/Ba

Autores

  • Fábio da Silva Santos Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • Manoel Joaquim Fernandes de Barros Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Palavras-chave:

Direito à educação., Conjunto Penal., Ressocialização.

Resumo

A presente pesquisa é uma breve investigação sobre os principais desafios e perspectivas que emergem do processo de ressocialização por meio da educação formal dos detentos do Conjunto Penal de Itabuna-BA. Esta pesquisa é explora-tória e de campo, averiguando o motivo de optar a voltar ao estudo, condições físicas e pedagógicas e demais aspectos da relação da aprendizagem. Os resulta-dos demonstraram a importância da garantia de acesso à educação formal por meio do trabalho responsável dos professores e o interesse dos discentes apena-dos, bem como a relevância dos aspectos estruturais e ideológicos que permeiam as dificuldades e desafios pelos quais passam os sujeitos envolvidos.

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Publicado

29-08-22

Edição

Seção

Temas Livres