Ações de Desinstitucionalização do Hospital de Custódia e Tratamento
Palavras-chave:
Saúde Mental., Desinstitucionalização., Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico.Resumo
O trabalho objetiva analisar as ações da Desinstitucionalização e práticas de saúde mental no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico no período de 2007 a 2019, apontando as ações e estratégias interinstitucionais e intersetoriais que foram realizadas. São objetivos específicos: analisar as contribuições das intervenções clínicas como diagnósticos, oficinas e ações educativas desenvolvidas com pessoas com transtorno mental em conflito com a lei; discutir o processo de desinstitucionalização dos internos do HCT e a garantia dos direitos humanos dos internos com transtornos mentais em conflito com a Lei, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia empregada de natureza qualitativa está alicerçada na pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e documental. A percepção do hospital de custódia como principal referência de internamento para pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, aliada a pouca adesão ao tratamento após à alta, dificultam as possibilidades de retorno a vida social, reforçando o reinternamento pelo abandono do tratamento. Na unidade, conceitos e práticas referentes ao modelo de assistência a pessoa com transtorno mental tem sido descontruídas, redirecionando a atenção em saúde mental para o território de origem do interno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.