Violência de gênero: conceitos e artimanhas denominativas
Palavras-chave:
Direitos Humanos;, Violência de Gênero;, Violência Doméstica;, Igualdade.Resumo
A violência de gênero e a desigualdade entre homens e mulheres tem sua origem na inverossímil realidade de abuso de um poder masculino enraizado que faz vítimas ao longo de toda a história. É a partir da consolidação dos Direitos Humanos que foi impulsionado, transnacionalmente, o dever dos Estados, que se comprometeram para tanto, de consolidar os direitos para erradicar a violência de gênero e estabelecer uma relação de igualdade entre homens e mulheres, tanto através da legislação interna, como através das políticas públicas. Nesse percuso, foram dados nomes ao que nem era reconhecido como violência: o que era mudo passou a ter voz e direitos que, pouco a pouco, apesar de imensa pressa, se efetivam, mudando toda a dinâmica social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.