A RESSOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS ENCARCERADAS É POSSÍVEL? O DESAFIO DA HUMANIZAÇÃO DA PRISÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO1

Autores

  • RACQUEL VALÉRIO MARTINS Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Palavras-chave:

Direitos Humanos;, Educação;, Humanismo;, Prisão;, Trabalho.

Resumo

Somos todos humanos. Uma frase óbvia, mas que, sem dúvida, nos ajuda a pensar sobre a necessidade de resgatar a humanidade que reside dentro de nós e nos dá a razão para insistir nesse resgate indispensável. Queremos contribuir com estudos sobre Justiça Restaurativa na América Latina e no Caribe, com esclarecimentos sobre a relação íntima entre a justiça citada e o princípio da humanidade, refletindo sobre a questão da educação e do trabalho no ambiente prisional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • RACQUEL VALÉRIO MARTINS, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Postdoctoranda en Derechos Humanos y Educación en la Universidad Portucalense Infante D. Henrique de O Porto – PT con beca CAPES, Doctora en Educación y Maestra en Antropología de Iberoamérica por la Universidad de Salamanca − USAL, desarrollando las líneas de Investigación: Educación para Minorías Étnicas y Educación Intercultural; Educación para el Desarrollo direccionada a los indígenas y quilombolas; Licenciada en Ciencias Económicas por la Universidad de Fortaleza – UNIFOR; Presidenta de la ABS (Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca) y colaboradora del IBDH (Instituto Brasileiro de Direitos Humanos); Investigadora del GPFOHPE/UFC (Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, História e Política Educacionais da Universidade Federal do Ceará).

Downloads

Publicado

25-08-22

Edição

Seção

Temas Livres