IDOSO ENCARCERADO: VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL1
Palavras-chave:
Envelhecimento., Idoso., Direitos Humanos., Sistema penitenciário brasileiro.Resumo
O objetivo primordial do presente estudo é tratar da questão específica dos direitos humanos dos idosos encarcerados no Brasil. O aumento da expectativa de vida, enquanto desafio para o século XXI, impõe um repensar nos rumos das políticas sociais, econômicas e humanas que contemplem as demandas e necessidades dos idosos. A afirmação dos direitos humanos dos idosos é tratada no plano internacional (Declaração Universal -1948 e Convenção Europeia de Direitos Humanos - 1950; Planos de Ação Mundial -1982 e 2002; Princípios para as pessoas idosas - 1994; Pacto de San José da Costa Rica - 1988 e a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos - 1986) e nacional (Constituição Federal; Lei nº 8.842/1994 – Política Nacional do Idoso; e a Lei nº 10.741/2003 – Estatuto do Idoso). Marco jurídico da população longeva brasileira, o Estatuto do Idoso regulamenta os direitos de proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com idade de 60 anos ou mais. Por outro lado, a regra penal benéfica se aplica a pessoa maior de 70 anos. No sistema prisional, a Constituição Federal e a Lei de Execuções Penais (Lei nº 9.460/1997), com base no princípio da humanidade, reconhecem à população idosa direitos penitenciários especiais. O contexto deplorável do sistema penitenciário brasileiro, reforça, na prática, a constante violação de direitos e garantias na execução das penas privativas de liberdade pelos idosos encarcerados. No plano metodológico, optou-se em adotar o procedimento indutivo, investigativo bibliográfico e uma abordagem discursiva que permite compreender que as políticas públicas adotadas ao contexto do idoso não são suficientes para atender as necessidades deste segmento. As medidas devem ser qualificadas e identificadas para seu acolhimento no sistema penitenciário adequadamente, de modo a atender os direitos humanos dos idosos no cárcere, subsumidas nas dinâmicas prisionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.