PRÁTICAS EDUCATIVAS COM SOBREDOTADOS: SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTRIBUTOS DE MEIA DÉCADA DE LITERATURA

Autores

  • CRISTINA COSTA-LOBO Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • STÉPHANIE SILVA Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • TANIA STOLTZ Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Resumo

O conceito de sobredotação tem-se refletido numa problemática complexa, não possibilitando eleger uma definição única, universal e consensual. Devido a multidimensionalidade e complexidade do construto de sobredotação, surgem entraves referentes à identificação e consequente intervenção educativa com crianças sobredotadas e que sejam adequadas à especificidade de cada caso. A parte empírica deste trabalho incide sobre uma revisão sistemática da literatura, nomeadamente sobre a intervenção psicológica em contexto educativo, com o intuito de indagar os contributos da Psicologia para as práticas educativas com crianças sobredotadas. Foram considerados 92 estudos subordinados aos últimos cincos anos de investigação, como sendo full papers acessíveis e elegíveis para a presente investigação .Apresentam-se as etapas já concretizadas deste estudo nomeadamente: a questão de investigação central, a seleção de artigos tendo em conta os critérios de inclusão e de exclusão definidos previamente e os resultados da revisão sistemática quantitativa da literatura. Tendo em conta os resultados da revisão sistemática quantitativa da literatura, apresentam-se as categorias de qualificação já analisadas: fontes de indexação, data do trabalho, documento de publicação, perspetiva metodológica utilizada, método de pesquisa adotado, nacionalidade dos autores, quantidade de citações obtidas pelo estudo primário, tamanho da amostra e filiações dos autores. Este estudo aprofunda discussões que já veem sendo construídas, com o objetivo de refletir criticamente sobre as perspetivas emergentes e as direções futuras na intervenção psicológica com crianças sobredotadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • CRISTINA COSTA-LOBO, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Cátedra de Juventude, Educação e Sociedade da UNESCO, Universidade Portucalense Infante D Henrique, Brain and Behavior Institute e Universidade Federal do Paraná ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4459-8676 Correio eletrónico: ccostalobo@upt.pt

  • STÉPHANIE SILVA, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Universidade Portucalense Infante D Henrique.

  • TANIA STOLTZ, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Universidade Federal do Paraná. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6838853493819560

  • ENRIQUE VÁZQUÉZ-JUSTO, Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

    Brain and Behavior Institute, Universidade Fernando Pessoa e
    Instituto de Estudos Superiores de Fafe. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7627-6386

Downloads

Publicado

23-08-22

Edição

Seção

Temas Livres