Mais ética e menos consumismo: uma reflexão a partir da teoria do decrescimento e educação ambiental.
Palavras-chave:
Ética, Decrescimento, Educação ambientalResumo
Por séculos, homem e natureza foram subjulgados por um sistema econômico baseado no Consumismo desenfreado. A natureza foi explorada até os seus limites, enquanto o homem foi escravizado pelo trabalho e pelo consumo. Contudo, felizmente, esta realidade vem paulatinamente sendo modificada pela inserção de novos parâmetros Éticos, tanto sociais quanto ambientais. O homem passou a reconhecer na natureza uma equidade em relação a sua posição, deixando de vê-la simplesmente como objeto. Estes novos padrões Éticos, em muito, são influenciados pelos ensinamos da teoria do Decrescimento, que propõem um abandono do crescimento econômico e do Consumismo desmedido, por um modelo mais conservador e protecionista, de forma a garantir a perpetuação da vida na Terra. Contudo, tudo isso só será possível a partir da Educação Ambiental, para incutir no inconsciente da população uma preocupação com a pegada ecológica que queremos deixa na Terra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.